quarta-feira, 25 de maio de 2011

Silverchair - A História

Silverchair é vista geralmente como uma banda de Rock Alternativo,ou post grunge,embora sua lealdade a gêneros musicais específicos tem mudado com o amadurecimento da banda. Muito do trabalho post-grunge inicial da banda foi inspirado por bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Black Sabbath.Gillies concordou,adicionando que a banda foi inspirada pelo "som de Seattle".
Em 1992, os colegas de turma do ensino fundamental, Daniel Johns e Ben Gillies começaram a tocar juntos. Quando entraram para a Newcastle High School, os colegas de turma Chris Joannou e Tobin Finnane entraram para a banda como baixista e guitarrista, respectivamente. O quarteto formou a banda "Innocent Criminals".Mais tarde,Tobin Finnane mudou-se para Inglaterra por causa do trabalho de seu pai. Restaram apenas três integrantes, Daniel Johns (vocal e guitarra), Ben Gillies (bateria) e Chris Joannou (baixo).Com o tempo, Daniel começou a compor suas próprias canções.Depois de chamarem a atenção do jornal local Newcastle Mercury, a banda passou a ter mais tempo e um local próprio para ensaios.
A banda deslanchou em 1994, após vencer uma competição nacional chamada "Pick Me", realizada pelo programa de televisão Nomad da rede SBS e pela rádio alternativa Triple J, com a canção "Tomorrow".
Innocent Criminals - (Trecho de Wont be Mine)
 


A popularidade da banda os rendeu um contrato para a gravação de três álbuns com a Sony Music, e sua gravação do Triple J foi lançada em Agosto de 1994. O compacto permaneceu no topo da parada da ARIA por seis semanas.
Em 1995, uma versão regravada de "Tomorrow" foi lançada para o mercado norte-americano, tornando-se a canção mais tocada nas rádios daquele país naquele ano.O primeiro álbum do Silverchair, Frogstomp, foi gravado em apenas nove dias e lançado em 1995. Todos os integrantes da banda tinham apenas quinze anos e ainda estavam no segundo grau.Todas as letras foram baseadas em fatos fictícios, tendo como inspiração programas televisivos, tragédias locais e percepções de problemas dos amigos. O álbum foi bem recebido; as revistas Allmusic e Rolling Stone deram-no de 4 a 4,5 estrelas respectivamente, devido a intensidade do mesmo, especialmente do hit "Tomorrow".Com musicas como Shade,Tomorrow,Israel's Song,Faultline,o álbum vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo.(Na minha opinião é o álbum mais perfeito do Silverchair,gosto muito de todas as musicas).Frogstomp foi descrito como similar a Nirvana e Pearl Jam,o jornalista Stephen Thomas Erlewine da Allmusic frisou que o Silverchair seguia uma tradição de bandas de rock alternativo,mas que as letras das canções não eram tão fortes quanto as dos seus predecessores.A revista Rolling Stone disse,entretanto,que a banda estava além dos seus predecessores,aclamando os "vocais irregulares" de Daniel Johns.
Silverchair - Tomorrow (Musica do álbum Frogstomp)


Ainda sob efeito do sucesso de Frogstomp na Austrália e nos Estados Unidos, o Silverchair começou a gravar seu segundo álbum, Freak Show em 1997. O álbum conseguiu colocar três compactos nas 10 mais da Austrália - "Freak", "Abuse Me" e "Cemetery". Freak Show recebeu disco de ouro nos EUA, e vendeu cerca de 1,5 milhões de cópias. Apesar do som ainda carregar bastante do grunge, traz novas influencias e instrumentos.Freak Show traz mais peso e ódio em suas composições,e também musicas mais calmas,tal como Frogstomp,a diferença é a mudança das letras de um álbum para o outro.Freak Show mostrou ao mundo um estilo próprio da banda, mais do que apenas copiar outras bandas,e,dessa forma, teve suas letras mais elogiadas que as do álbum anterior.Em meados de 1997, durante a turnê de Freak Show, Daniel começou a mostrar sinais de sua luta interna com a fama e a depressão.Ele começou a aparecer cada vez mais magro e,sob recomendação de seu terapeuta, mudou-se de casa junto com sua família para uma unidade de tratamento para descansar e tentar se recuperar do stress da turnê.Entretanto,na primeira metade de 1998,ele passava pouco tempo fora da casa e se isolou cada vez mais, fazendo com que o tratamento tivesse o efeito inverso.
Silverchair - Freak (Musica do álbum Freak Show)


Em 16 de março de 1999 sai o álbum "Neon Ballroom".O vocalista Daniel Johns descreveu Neon Ballroom como um álbum conceptual, sendo uma espécie de 'diário musical' das vidas dos membros da banda durante o período.Não obstante,seu estilo musical experimental e severo marcou um grande contraste em relação aos álbuns anteriores,e tamanha mudança na orientação artística do grupo provocou reações variadas dos fãs.O comercialmente bem-sucedido single Anthem for the Year 2000 foi talvez tão bem recebido por reter muito da energia jovem e rockeira da banda.A sonoridade do álbum é mais melancólica e possui um tom depressivo.No entanto, marcando uma segunda fase na carreira do Silverchair, o álbum também atraiu toda uma nova base de fãs,que apreciavam o trabalho mais denso e experimental de Neon Ballroom, como os hits Emotion Sickness e Miss you love,e faixas fusion mais desconhecidas como Black Tangled Heart e Dearest Helpless.O álbum foi certificado com ouro nos Estados Unidos,e também foi lançado em caixa dupla juntamente com Freak Show.Tanto Freak Show quanto Neon Ballroom lideraram a parada da ARIA, fazendo deles o segundo e terceiro álbuns da banda, respectivamente, a conseguirem tal façanha.Os álbuns venderam bem no exterior; Freak Show atingiu o 2° no Canadá e Neon Ballroom, o 5°."Freak", "Abuse Me" e "Cemetery" ficaram entre as 10 mais na Austrália,e "Abuse Me" conseguiu o #4 no Hot Modern Rock Tracks e Hot Mainstream Rock Tracks charts."Anthem for the Year 2000" foi o single mais bem sucedido de Neon Ballroom, ficando em 3°,enquanto "Ana's Song (Open Fire)" conseguiu o 12° no Hot Modern Rock Tracks.Em 1999, Daniel Johns anunciou que havia desenvolvido uma disfunção alimentar devido à ansiedade. Johns disse que a letra da canção "Ana's Song (Open Fire)" tratava dessa desordem, onde ele dizia "comer o que precisava … para continuar vivo".Johns depois revelou que ele tinha escrito Neon Ballroom enquanto estava sofrendo da tal desordem, e que odiava música enquanto isso, mas sentiu que tinha que compor de qualquer forma.Entertainment Weekly aprovou a melhora subseqüente da banda em Neon Ballroom, estabelecendo comparações com AC/DC.Houve mais uma melhora nas letras;e Daniel Johns foi descrito como "raivoso, motivado e crescido".Entretanto, para a revista Rolling Stone,o álbum parecia confuso, comentando que o Silverchair "não consegue decidir o que querem fazer" com sua música.Era óbvio para o público e para a imprensa que Daniel Johns estava perigosamente magro.Após rumores de que ele estava viciado em drogas, Daniel decidiu se abrir e deu uma entrevista à Rolling Stone da Austrália esclarecendo que ele havia desenvolvido anorexia nervosa após ter ficado ouvindo repetidamente sua própria música.Em seu ponto mais magro, Daniel disse que chegou a pesar menos de 50 kg.
Silverchair - Miss You Love (Musica do álbum Neon Ballroom)

Quando desembarcaram no Rio de Janeiro em 2001, para a sua terceira apresentação em solo brasileiro, os integrantes do Silverchair tinham apenas 21 anos,mas já traziam na bagagem três discos de grande sucesso: Frogstomp (1995), Freak Show (1997) e Neon Ballroom (1999).O grupo estava há um ano sem fazer shows para preparar material para um novo álbum, mas não resistiu à oferta de se apresentar no maior festival de música do mundo.O Silverchair chegou cercado de grande prestígio e foi escalado para tocar na última noite. A responsabilidade era grande, mas os australianos não tremeram. Afinal, sucessos como “Israel’s Song”, “Freak”, “Miss You Love” e “Ana’s Song (Open Fire)” eram a medida certa de adrenalina para os cerca de 250 mil presentes na Cidade do Rock.
 Em junho de 2001, o Silverchair entrou em estúdio em Sydney com o produtor David Bottrill para começar a trabalhar em seu quarto álbum, Diorama. Dessa vez, Daniel Johns assumiu formalmente o papel de co-produtor.Foi mixado por Van Dyke Parks, e traz canções com orquestras, não desprezando o bom som da guitarra de Daniel Johns, da bateria de Ben Gillies e do baixo de Chris Joaunnou.Diorama atingiu o topo da parada da ARIA, e passou cinquenta semanas entre as 50 mais.Cinco compactos foram lançados; "The Greatest View", "Without You", "Luv Your Life", "Across the Night" e "After All These Years". Desses, "The Greatest View" foi o mais famoso, atingindo o 3° da ARIA.O álbum foi um sucesso no ARIA Awards de 2002, ganhando cinco prêmios, incluindo "Melhor Álbum de Rock" e "Melhor Grupo".A banda tocou "The Greatest View" na cerimônia, e a canção havia sido nomeada para "Melhor Vídeo".O álbum, e seus singles, foram indicados em vários prêmios no 2003.Também em 2003 lançaram o "Live from Faraway Stables",que é um álbum gravado ao vivo pela banda Silverchair, lançado a 10 de Novembro de 2003.Após a premiação ARIA Awards em 2002, a banda anunciou que iria dar um tempo.Johns disse que era necessário "já que a banda existia há uma década e ainda que tinham, em média, apenas 23 anos de idade".Enquanto isso, Diorama foi visto como uma extensão da originalidade da banda, com sua "orquestração pesada, mudanças melódicas imprevisíveis e um sensibilidade pop impulsiva".Em 2002, Daniel parecia ter se recuperado.Entretanto, quando o álbum estava prestes a ser lançado,ele foi acometido por uma rara e severa crise de artrite reativa.Suas articulações inflamaram e ele mal podia se mexer pois todos os seus movimentos eram dolorosos,de modo que ele não mais podia tocar ou mesmo realizar tarefas do dia-a-dia. Temeu-se que ele não pudesse tocar por anos, se sequer voltasse a tocar, já que a doença exigia muitos meses de recuperação e algumas vezes voltava após alguns anos.
Silverchair - Without You (Musica do Álbum Diorama)


Após o desatre da tsunami no final de 2004,o Silverchair se reuniu em um concerto beneficente no Wave Aid em Sydney em 2005, com o intuito de arrecadar fundos para ajudar organizações que trabalhavam nas áreas afetadas pelo desastre. Ao mesmo tempo, a banda decidiu se reunir novamente.Como reflexo da ocasião, Gillies resumiu a uma "química" especial entre os membros da banda, dizendo ao The Sydney Morning Herald "Nos levou apenas quinze anos, mas recentemente nos demos conta de que temos algo especial e de que deveríamos apostar nisso.'
Após a apresentação no Wave Aid, o Silverchair reuniu-se e começou a compor o próximo álbum.Van Dyke Parks trabalhou novamente com a banda, que viajou para Praga para gravar com a Orquestra Filarmônica Tcheca. A banda produziu seu álbum independentemente, para diminuir as pressões enfrentadas anteriormente quando trabalhavam com uma gravadora.O disco foi muito bem recebido pela critica especializada, que considerou o mesmo uma evolução musical da banda Silverchair.O álbum foi lançado em 2007,bem como o primeiro compacto, "Straight Lines",Reflections of a Sound,"If You Keep Losing Sleep" e "Mind Reader" foram lançados subseqüentemente.Young Modern tornou-se o quinto álbum do Silverchair a chegar no topo da parada da ARIA."Straight Lines" também tornou-se o terceiro compacto da banda a atingir o topo na Austrália..O álbum e a canção ganharam,cada, três prêmios no ARIA Awards de 2007,resultando num total de vinte prêmios para a banda.O Silverchair ganhou três APRA Awards pela canção "Straight Lines", incluindo "Compositor do Ano", a qual Johns recebeu pela terceira vez em sua carreira.Ao compor o álbum Young Modern, Johns tentou fazer a música bem simples, mesmo tendo uma estrutura complexa. As letras foram escritas depois da composição das canções, às vezes no mesmo dia da gravação. Como Johns disse que tem pavor de escrever as letras, ele sugeriu que a banda poderia produzir um álbum instrumental no futuro.Clayton Bolger do Allmusic descreveu Young Modern como uma melhora da banda, aclamando "ganchos melódicos viciantes, letras muito inspiradas e arranjos de cair o queixo", sendo o ápice da banda.Nick Pearson do PopMatters disse exatamente o oposto, dizendo que "uma vez que você atinje o nível de maturidade intelectual onde você pode apontar a diferença entre letras poéticas e lixo sem sentido, isso significa que você amadureceu mais que o Silverchair".Pearson chamou o álbum de uma tentativa de assegurar um território mais seguro e mais vendas,após o sucesso de trabalhos antigos, sendo mais sem graça que os álbuns anteriores.
Silverchair - Straight Lines (Musica do Álbum Young Modern)

 A banda de rock australiana Silverchair chegou ao fim.O comunicado oficial da separação foi divulgado no site oficial do grupo,justificando que após 20 anos de estrada, os integrantes - Daniel Johns,Chris Joannou e Ben Gilles - perderam a faísca e a paixão musical que mantinham o trio unido:

"Formamos o Silverchair quando tínhamos apenas 12 anos.Se a banda deixa de ser divertida e não preenche mais nossas necessidades criativas,então precisamos parar (...) Por essa razão,o grupo ficará hibernando por tempo indeterminado" - explica o comunicado.
Com o fim da banda, os integrantes do trio vão se dedicar a projetos pessoais.O vocalista e guitarrista Daniel Johns está preparando a trilha sonora de um filme,enquanto o baterista Ben já está em estúdio gravando seu novo trabalho musical.Já o baixista Ben investe em projetos em outras áreas de atuação.
Chris Joannou aprendeu a tocar baixo com o baterista do Silverchair,Ben Gillies,em alguns meses,e a partir de então,começou a se desenvolver como baixista.As preferências musicais de Chris incluem bandas como Led Zeppelin,Black Sabbath,Deep Purple,Bob Marley,You Am I,Primus e Korn.Na sua banda,Chris é considerado o mais discreto do grupo, tal fato é influenciado por um problema nas cordas vocais de Chris, que o limitam a duas horas diárias para fala.Na adolescência,Chris afirmou que se não fosse músico, provavelmente seria mecânico automotivo (tendo comprado em 1995 seu, até então, "carro dos sonhos", um Ford Mustang de 1968).Atualmente está no em projetos pessoais.

Ben Gillies além de baterista,também canta,toca violão e toca contra-baixo,instrumento o qual ele ensinou ao baixista Chris Joannou como tocar em três meses. Nos estudos, além da faculdade de música,Ben estudou Biologia Marinha e Matemática Avançada.Ben é lembrado muitas vezes pelo seu kit de bateria representar as cores principais do conceito de cada disc,sua baquetas também são personalisadas.Ben gosta muito de Surf, praticando o esporte na sua cidade (Newcastle). Além de Surf,Ben adora cozinhar e gosta muito de pizza.Atualmente está em estudio gravando seu novo álbum e é compositor da "Tambalane".

Daniel Johns deixou de morar com sua família quando ele tinha 18 anos. Ele é o mais velho de três filhos, tendo um irmão chamado Heath e uma irmã de nome Chelsey.Daniel disse que em um ponto critico de sua carreira chegou a pesar menos de 50 kg.Com Neon Ballroom veio o single "Ana’s Song (Open Fire)", sobre a batalha de Daniel Johns e seus sentimentos acerca de sua condição. Outra confirmação veio em 2004, quando Daniel falou longamente ao entrevistador Andrew Denton, da ABC, revelando que em certo momento ele chegou a considerar o suicídio.Atualmente está preparando a trilha sonora de um filme,.


Silverchair,uma das minhas bandas favoritas...



Um comentário: